quarta-feira


Saiba como evitar que empresas usem suas coordenadas para lucrar mais

Não é segredo que os anunciantes acompanham nosso histórico de navegação na web para melhor nos oferecer propaganda. A novidade é que eles estão cada vez mais caminhando para um rastreamento total de nossas coordenadas, já que o histórico de deslocamento em aplicativos como Foursquare pode ser tão valioso para um anunciante como as páginas navegadas.

Como, então, manter a privacidade? A empresa de segurança AVG Technologies desenvolveu um aplicativo para smartphone com sistema Android que bloqueia o rastreamento de localização via Wi-Fi. O app gratuito, lançado na última terça-feira, é o primeiro oferecido por uma grande empresa de segurança.

“Até que os varejistas adotem padrões significativos de transparência, ou ofereçam aos consumidores opções mais claras, é melhor impedir este tipo de acompanhamento", diz Jim Brock, vice-presidente de produtos de privacidade no AVG.

O histórico de localização está se tornando cada vez mais importante para as empresas de análise de dados, que contam com anunciantes e desenvolvedores de aplicativos entre os seus clientes.

A Apple lançou o iBeacon no início deste ano. O app permite que um dispositivo da Apple envie notificações para outros dispositivos iOS dentro de uma determinada região. A ideia é que os varejistas sejam capazes de enviar os detalhes sobre as promoções diretamente para iPhones dos consumidores. A Macy é a primeira grande varejista a adotar a tecnologia.

O iBeacon será capaz de, por exemplo, dizer aos consumidores em uma loja de roupas que um suéter em sua lista de desejos digital está no segundo andar, diz Puneet Mehta, cofundador e CEO da MyCityWay , que trabalha com marcas como MasterCard e BMW. “Eles vão receber ofertas personalizadas com base em suas compras passadas e preferências, nível de lealdade e propensão para compartilhar.”





Fonte: Forbes




0 comentários :